Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16622
Título: Penas alternativas: como a atuação estatal pode transformar a realidade penal e humana do sentenciado?
Autor(es): Morais, Joseane Lima
Palavras-chave: Sanção Penal
Penas Alternativas
Ressocialização
Data do documento: 5-Ago-2014
Resumo: A presente monografia trata das penas alternativas no ordenamento jurídico brasileiro, focalizando a ideia de que essa forma de punição pode transformar a realidade penal e humana do sentenciado. A pesquisa é importante porque aborda um tema problemático nas sociedades modernas, ou seja, a necessidade de encontrar alternativas eficientes à pena de prisão. As denominadas penas alternativas são relevante fator para humanizar a aplicação da lei. Assim, as penas restritivas de direitos não têm por objetivo constranger a liberdade de ir e vir do cidadão, e sim provocar um abalo na posição que esta pessoa desfruta na sociedade, ou seja, visam alterar seu status perante o meio em que ele vive, sem, entretanto, removê-lo, isolá-lo daquela coletividade. Desse modo, a pena alternativa impõe uma sanção ao indivíduo, sem, no entanto, removê-lo de sua vida rotineira, de seu trabalho e de seus hábitos particulares, evocando, sobretudo, o caráter “educativo”. Trata-se de pesquisa teórica, com utilização de técnica documental, oriunda de jurisprudências, legislação e obras relacionadas à matéria. Espera-se que este trabalho contribua para aprimorar o debate em torno das alternativas à pena privativa de liberdade e da construção de um sistema sancionatório mais humano e ressocializador.
Descrição: MORAIS, Joseane Lima. Penas alternativas: como a atuação estatal pode transformar a realidade penal e humana do sentenciado? 2014. 37f. Monografia (Especialização em Prática Jurídica) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16622
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joseane Lima Morais.pdf6.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.