Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16633
Título: O conceito internacional do crime de desaparecimento forçado de pessoas e o projeto de Lei do Senado Nº 236/2012 (Novo Codigo Penal)
Autor(es): Farias Júnior, Carlos Alberto Gil de
Palavras-chave: Direito Penal
Direitos Humanos
Desaparecimento Forçado
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: O texto objetiva uma iniciação metodológica de análise entre o tipo penal de desaparecimento forçado de pessoas em âmbito internacional e o projeto de lei que tramita no legislativo federal brasileiro, que pretende tipificar tal crime no ordenamento penal nacional. A partir de resoluções e tratados internacionais realizados na esfera da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Americanos (OEA), analisa-se as principais características da conduta penalizada e suas contradições. O artigo também procura identificar o caminho que o legislador brasileiro pretende seguir com a tramitação do Projeto de Lei do Senado nº 236 (Novo Código Penal), especificamente sobre o tipo penal de desaparecimento forçado de pessoas. O texto busca construir uma interpretação jurídico-penal acerca da formulação tipológica do crime do desaparecimento forçado de pessoas.
Descrição: FARIAS JÚNIOR, Carlos Alberto Gil de. O conceito internacional do crime de desaparecimento forçado de pessoas e o projeto de Lei do Senado Nº 236/2012 (Novo Codigo Penal). 2013. 18f. Monografia (Especialização em Direito Penal e Processo Penal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16633
Aparece nas coleções:I - DPPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Alberto Gil de Farias Júnior.pdf6.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.