Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16663
Título: No tracejado do embranquecer: a educação a serviço do branqueamento cultural na Paraíba (1930-1940)
Autor(es): Rodrigues, Taynnã Valentim
Palavras-chave: Civilizar
Ensino primário
Branqueamento cultural
Data do documento: 2018
Resumo: Este trabalho consiste numa discussão sobre a educação primária na Paraíba (1930-1940), cujo objetivo foi analisar a organização escolar presente na estrutura em Grupo Escolar. Partimos do pensamento de que essa organização se apresentava com a perspectiva social e racial da época, ou seja, defendia-se a modernização, a civilização e embranquecimento da população brasileira. Nesse sentido, propomos um trabalho que versa por entre a passagem da educação primária de Cadeiras Isoladas até o Grupo Escolar, buscando apontar em que momentos e de que forma esse objetivo se fazia existir. Entre os aportes teóricos desta pesquisa que se construiu no campo da História da Educação, apresento Dávila (2006) na discussão sobre o branqueamento cultural voltado para a educação e Pinheiro (2002) que aborda a emergência dos Grupos Escolares na Paraíba. Constatamos que foi durante as décadas de 1930 e 1940 que ocorreu de forma efetiva a manifestação e fortalecimento do ideal de branqueamento cultural em circulação no espaço escolar primário. Concluímos também que durante esse período ocorreu um silenciamento da presença da criança negra na educação. Metodologicamente, o presente trabalho se faz articulado à analise de Mensagens governamentais da Paraíba, fotografias e documentos do arquivo de um Grupo escolar em estudo e da bibliografia pertinente.
Descrição: RODRIGUES, T. V. No tracejado do embranquecer: a educação a serviço do branqueamento cultural na Paraíba (1930-1940). 2018. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16663
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Taynnã Valentim Rodrigues.pdfPDF - Taynnã Valentim Rodrigues14.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.