Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16946
Título: Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: Criticidade e criatividade em foco
Autor(es): Henriques, Josenildo Tavares
Palavras-chave: Educação Física
Criticidade
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Data do documento: 30-Mai-2018
Resumo: Este trabalho, trata-se de um relato de experiência com o estágio supervisionado III e teve como objetivo, relatar e discutir as experiências vivenciadas com as aulas de Educação Física, junto a Educação de Jovens e Adultos –EJA, da Escola Municipal de Ensino Fundamental CEAI Dr. João Pereira De Assis, localizada no município de Campina Grande-PB. O estágio seguiu da seguinte forma: começamos com um resgate histórico sobre o componente, em seguida, escrevemos no quadro conteúdos inerentes a disciplina fazendo uma votação com os alunos sobre quais eles gostariam de vivenciar com a nossa intervenção, para então, ser aplicado durante todo período do estágio. Os alunos escolheram o conteúdo Dança, e como forma de aproximação da realidade cotidiana deles, optamos pelas danças regionais do Nordeste brasileiro, especificamente o xote, o xaxado e o baião. Começamos com aulas teóricas, resgatando o contexto histórico dos ritmos e suas especificidades para então, partirmos para as aulas teóricas, utilizando da ludicidade com movimentos livres. O estágio supervisionado foi uma oportunidade relevante na formação acadêmica, pois, é através deste que podemos colocar em prática os conhecimentos obtidos na Universidade, tomando o conhecimento da realidade da escola pública. Aprendemos a enfrentar os desafios, buscando meios para vencê-los. Ainda, mesmo diante das inúmeras dificuldades enfrentadas, foi possível atingir os objetivos propostos, conquistando a participação dos alunos no desenvolvimento da criticidade e criatividade durante as aulas, possibilitando a integração dos mesmos, valorizando o conhecimento do senso comum somado ao conhecimento sistematizado.
Descrição: J. T. Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: Criticidade e criatividade em foco. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16946
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josenildo Tavares Henriques.pdfPDF - Josenildo Tavares Henriques13.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.