Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16956
Título: Ambiguidade na comédia cinematográfica nacional
Autor(es): Machado, Jhonathan Antonny de Sousa Santos
Palavras-chave: Ambiguidade
Multimodalidade
Comédia brasileira
Semântica
Linguagem
Data do documento: 6-Jun-2018
Resumo: Com o advento do cinema e sua propagação pelo mundo, a Sétima Arte tornou-se uma forma de (re)criação de realidades, um meio que descreve a história e espelha o mundo. A película cinematográfica é multimodal, sendo composta por sons, imagens, gestos, expressões e cores, assim havendo uma total relação das linguagens verbais e não verbais. É composta por representação de sujeitos sociais que têm suas identidades moldadas a partir de diversas ideologias, elementos sociais, culturais e históricos, compreendendo uma pluralidade e entrecruzamento de vozes. A linguagem, além de ser uma forma de expressão de pensamento, também é interação, portanto, esta pesquisa tem como interesse estudar o fenômeno linguístico da ambiguidade que ocorre na língua(gem), a partir do momento que os sujeitos sociais dela se apropriam e constroem enunciados com diversos efeitos de sentido, ultrapassando as significações das palavras que em diversos campos são regidas apenas por padrões gramaticais. Diante disso, o estudo buscou respostas para a seguinte questão problema: de que maneira o fenômeno da ambiguidade se impõe produtivo no momento de atualização de sentidos nas linguagens multimodais e na construção de identidades dos sujeitos sociais representados pela comédia cinematográfica brasileira? A pesquisa objetivou identificar, por meio dos estudos semânticos, como o fenômeno da ambiguidade se impõe frente à construção e atualização de sentidos das diversas linguagens presentes na multimodalidade da comédia brasileira. Metodologicamente, utilizou-se de uma base qualitativa para uma pesquisa bibliográfica e documental, em que foram selecionados textos teóricos, descritos e analisados, além de quatro filmes nacionais de comédia: O concurso (2013); As aventuras de Agamenon (2011); O auto da compadecida (2000); e Cilada.com (2011). A pesquisa justifica-se por ser de grande valia para o contexto acadêmico, por explorar as diversas significações que os signos verbais e imagéticos podem assumir entre os sujeitos sociais, além dos efeitos de sentido nas linguagens, entendendo como o gênero multimodal fílmico contribui para (re)construção de fatos do cotidiano e identidades dos sujeitos sociais. Diante do exposto, a pesquisa revelou que apropriar-se da língua(gem) e construir enunciados não se limita a buscar significados puramente dicionarizados, percebendo apenas as organizações sintáticas das palavras, mas compreendendo que palavras e imagens estão em constantes transformações e mudanças de sentido e que a multimodalidade é um fenômeno que contribui diretamente nestas atualizações de sentidos estudados no âmbito da semântica contemporânea.
Descrição: MACHADO, J. A. de S. S. Ambiguidade na comédia cinematográfica nacional. 2018. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16956
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jhonathan Antonny de Sousa Santos Machado.pdf1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.