Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16974
Título: A construção de sentido no ensino de leitura do 6º ano do ensino fundamental
Autor(es): Aguiar, Hiane Gomes de
Palavras-chave: Teoria
Prática
Concepção. Ensino
Leitura
Data do documento: 2-Jul-2018
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar e refletir acerca da construção de sentido no ensino de leitura do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino, na cidade de Catolé do Rocha-PB, para realização do mesmo, fez-se um estudo teórico e prático do ensino de leitura na sala de aula investigada, buscando conhecer de perto a ação docente da real situação da escola. Durante o desenvolvimento da pesquisa baseou-se em alguns teóricos como: Solé (1998), Kleiman (2000,2001,2004), Theodoro da Silva (2002), Mary Kato (1999), Martins (1994), Yunes (2002), dentre outros. A partir dos quais realizou-se um estudo sobre algumas concepções de leitura e compreensão do desencadeamento da leitura significativa na praticidade da sala de aula, Como instrumento para pesquisa utilizou-se a observação direta não-participativa nas aulas de leitura, como também um questionário aplicado à professora informante e o seu plano de ação, seguido de uma atividade feita por alunos. Constatou-se nesta pesquisa o teor qualitativo que a prática de leitura ainda está associada a paradigmas tradicionais e deterministas, perdurando assim, um ensino mecânico, desmotivador e incoerente com as reais necessidades dos discentes. Portanto, esta pesquisa permitiu concluir dando ênfase à necessidade urgente de repensar o ensino de leitura e sua concepção para torna-lo significativo enquanto prática social.
Descrição: AGUIAR, Hiane Gomes de, A construção de sentido no ensino de leitura do 6º ano do ensino fundamental. 2018. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16974
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hiane Gomes de Aguiar.pdf9.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.