Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16987
Título: A argumentação no gênero seminário: um continuo entre fala e escrita
Autor(es): Oliveira, Cleytson Silva de
Palavras-chave: Argumentação
Seminário
Letramentos
Linguística aplicada
Data do documento: 6-Jun-2018
Resumo: Saber argumentar e persuadir requer uma dedicação, em uma situação comunicativa. O seminário possibilita uma atuação em uma encenação argumentativa, pois exige dos envolvidos uma ampliação de conhecimentos sobre determinado tema, com a finalidade de promover discussões, a partir de uma estratégia interativa. Na presente monografia, abordamos o processo de argumentação no gênero seminário, por esse se tratar de uma atividade recorrente nos cursos de licenciatura, já que promove dada postura do seminarista como um estágio para seu processo de atuação docente. A construção de argumentos, nesse gênero, reverbera uma competência discursiva, decorrente de etapas de organização e planejamento. Os problemas desta pesquisa são: (1) quais as estratégias argumentativas favorecem a produção de seminários acadêmicos? e (2) como é desenvolvido o processo de elaboração argumentativa, produzido por alunos em formação docente, durante a realização do evento seminário? Objetivamos no geral analisar as estratégias argumentativas de introduzir, desenvolver e concluir o evento seminário, produzido em contínuo entre fala e escrita. Em forma mais específica, os objetivos são: (1) compreender o planejamento de seminário, a partir da questão norteadora definida para o seu desenvolvimento; (2) identificar a oralidade como prática social na busca de conhecimentos na academia; (3) descrever e interpretar as estratégias argumentativas adotadas pelos seminaristas; (4) relacionar o contínuo entre fala e escrita no evento seminário, através da utilização de gêneros multimodais, durante o processo argumentativo. O estudo segue uma fundamentação teórica acerca do uso de atividades orais, principalmente, na produção de um contínuo entre fala e escrita. Para tanto, nosso estudo é desenvolvido, teoricamente, com base em Bezerra (2015), Charaudeau (2016), Feliciano (2014), Feliciano e Silva (2013), Fiorin (2017), Kleiman (2005), Lira; Neves; Bezerra (2015), Marcuschi (2010), Veiga (1991), entre outros autores. Nosso trabalho faz parte do campo de Linguística Aplicada e tem dados coletados em uma turma do Curso de Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I, Campina Grande, PB. A metodologia adotada é descritivo-interpretativa, de natureza qualitativa, ao analisar quatro grupos de seminário. A análise é realizada sob três categorias: argumentar para introduzir, argumentar para desenvolver e argumentar para concluir. Os resultados obtidos indicam dificuldades no processo de produção argumentativa, durante apresentações de seminários, apesar das apresentações serem classificadas em nível satisfatório.
Descrição: OLIVEIRA, C. S. de. A argumentação no gênero seminário: um continuo entre fala e escrita. 2018. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16987
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cleytson Silva de Oliveira.pdf1.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.