Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17048
Título: As vozes "que falam e que deixam falar" no dizer de uma professora em formação: uma experiência no estágio supervisionado
Autor(es): Nunes, Lucrécia Dias de Araújo
Palavras-chave: Linguística aplicada
Estágio supervisionado
Diário reflexivo
Data do documento: 15-Jun-2018
Resumo: O principal objetivo da pesquisa em questão é refletir sobre as dificuldades, encontradas e superadas, por uma professora estagiária, que contribuem para sua vida profissional docente. Para tanto, tendo como escopo teórico a Linguística Aplicada, mais especificamente o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), o presente estudo visa identificar as vozes (BRONKHART, [1999]2009) que se entrelaçam no discurso de uma professora em formação, os saberes (TARDIFI, [2012]2014) mobilizados por esta e as fases da Sobrevivência e Descoberta (HUBERMANN, 1989) que perpassam essa profissional. A análise de sucederá a partir de um diário reflexivo (REICHAMNN, 2009), escrito por uma docente em formação durante o primeiro dia de intervenção, no Estágio Supervisionado III, voltado ao Ensino Médio. Desta forma, a pesquisa se enquadra na abordagem qualitativo-interpretativa (BORTONI-RICARDO, 2008), de base documental (OLIVEIRA, 2007). Por meio da análise, no que se refere às vozes, foram identificadas: a voz da autora empírica, representada ora pela estagiária, ora pela professora; as vozes dos personagens, a professora da escola, os alunos e a professora supervisora; e, por fim, a voz social, ora a voz dos estagiários, ora a voz dos professores. Os saberes mobilizados pela colaboradora foram diagnosticados como os saberes pessoais e profissionais e, no que se refere às fases, o período da sobrevivência é relacionado ao Estágio II, à vista das dificuldades encaradas pela estagiária e a descoberta, ao Estágio III, por meio da superação vivenciada por esta. A partir da identificação das vozes, pode-se constatar a concomitância dos saberes e o estágio supervisionado no que se refere à composição deles, além da vivência da estagiária pelas fases de iniciação a docência. Assim, pode-se inferir que não há possibilidade de uma análise efetiva sem a interação das vertentes do estudo em questão.
Descrição: Nunes, L. D. de A. As vozes "que falam e que deixam falar" no dizer de uma professora em formação: uma experiência no estágio supervisionado. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17048
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucrécia Dias de Araújo Nunes .pdf473.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.