Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17080
Título: Análise da tradução do humor para legendas em Brooklyn Nine-Nine
Autor(es): Moura, Rebeca Kelly de Almeida
Palavras-chave: Tradução
Legendagem
Métodos de tradução
Tradução do humor
Data do documento: 4-Jun-2018
Resumo: A tradução, há muito tempo, é um meio essencial que permite a comunicação entre povos. Atualmente, com a globalização, pode-se observar a presença cada vez maior das mídias audiovisuais de diferentes nacionalidades, e, para que se possa ter acesso a esses meios de comunicação, é fundamental o trabalho do tradutor. Um dos tipos de tradução que promove essa acessibilidade é a legendagem, que consiste na conversão da fala para a escrita e está presente principalmente em produções audiovisuais, como filmes e séries. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo analisar como são traduzidas as cenas humorísticas da sitcom Brooklyn Nine-Nine, observando como as escolhas tradutórias podem influenciar no humor da cena. Especificamente, desenvolveu-se um estudo a respeito da tradução audiovisual e da tradução do humor, as cenas selecionadas foram descritas, e, por fim, foram analisadas as escolhas tradutórias e suas implicações no humor das cenas. Para isso, foi feita uma análise do tipo descritiva e de abordagem qualitativa e quantitativa, na qual selecionamos e analisamos dez cenas da primeira temporada da sitcom. Para tanto, nos baseamos teoricamente nos Estudos da Tradução, tendo como foco os métodos de tradução propostos por Vinay e Darbelnet (2004); os estudos sobre Tradução Audiovisual (FRANCO e ARAÚJO, 2011) e legendagem (ARAÚJO, 2004; CARVALHO, 2005; GOROVITZ, 2006 e SÁTIRO, 2016), nas reflexões a respeito do humor de Koglin (2008), Liberatti (2011) e Vandaele (1999, 2010), bem como as considerações sobre a tradução do humor de Rosas (2002). Ao final deste trabalho, foi verificado que as escolhas tradutórias feitas pelo tradutor de legendas influenciam no humor da cena e, a partir disso, concluímos que o tradutor é primordial para a tradução e percepção do humor. No entanto, o telespectador também é responsável por sua compreensão.
Descrição: MOURA, R. K. de A. Análise da tradução do humor para legendas em Brooklyn Nine-Nine. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17080
ISSN: CDD 418.02
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rebeca Kelly de Almeida Moura.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.