Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17166
Título: Síndrome da alienação parental: aspectos legais
Autor(es): Brandão, Meriane Oliveira Sousa
Palavras-chave: Síndrome da Alienação Parental
Direito de Família
Direito de Guarda do Filhos
Data do documento: 7-Jun-2018
Resumo: O tema estudado trata acerca da problemática psicológica e jurídica que a Síndrome da Alienação Parental causa a criança e adolescente. O estudo objetiva evidenciar os problemas psicológicos e emocionais sofridos por crianças ou adolescentes vítimas de alienação parental. Para isto, será analisada primeiramente a evolução da família, a importância que a convivência familiar tem para o desenvolvimento da criança e adolescente, além de tratar de temas que estão ligados e que podem ocasionar a alienação parental, como a separação, divórcio e guarda dos filhos. Aborda, em seguida, a questão da identificação da alienação parental, além de analisar os elementos essenciais à configuração de práticas alienantes e quais suas consequências com relação às questões jurídicas e psicológicas. O método utilizado de abordagem teórica da pesquisa é o dedutivo, utilizando-se de pesquisa bibliográfica, jurisprudencial, em leis especiais que amparam o direito da família e do menor, com enfoque na Lei da Alienação Parental (Lei 12.318/2010). Com as pesquisas realizadas ficou evidente que é de suma importância o acompanhamento familiar por uma equipe especializada da área de psicologia e/ou assistência social, além da importância do amparo feito pelo judiciário, sendo fundamental para a solução da síndrome da alienação parental.
Descrição: BRANDÃO, Meriane Oliveira Sousa. Síndrome da alienação parental: aspectos legais. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17166
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Meriane Oliveira Sousa Brandão.pdf11.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.