Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17169
Título: Uma análise da cicatrização e ruptura como fenômenos incidentes na norma constitucional
Autor(es): Trovão, Laíne Sousa
Palavras-chave: Fenômeno Constitucional
Cicatrização Constitucional
Qualidades Normativas
Data do documento: 10-Mai-2018
Resumo: Partindo da análise de qualidades normativas como validade, generalidade, eficácia e os conceitos clássicos acerca das violações constitucionais através do levantamento bibliográfico de tais temas, busca-se construir a definição de um novo fenômeno denominado cicatrização constitucional, em que a norma após ser violada, retorna a seu estágio inicial preservando a maioria das suas características, exceto a sua eficácia. Como forma de ilustrar a ocorrência de tal fenômeno, analisa-se a atuação do Supremo Tribunal Federal na declaração de improcedência da Ação Direta de Inconstitucionalidade 4976 quando avaliou a Lei 12.663/2012 (Lei Geral da Copa) e seus fundamentos. Delineia-se por fim, as consequências da incidência do fenômeno estudado na categoria de norma constitucional em seus diversos aspectos, resgatando concepções da filosofia do Direito, bem como elementos de teoria da Constituição como alicerces para o desenvolvimento do presente tema.
Descrição: TROVÃO, Laíne Sousa. Uma análise da cicatrização e ruptura como fenômenos incidentes na norma constitucional. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17169
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laíne Sousa Trovão.pdf9.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.