Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17177
Título: Cláusula geral de convencionalidade processual: uma análise do papel do estado-juiz à luz do Código de Processo Civil de 2015
Autor(es): Arruda, Isabelle Silveira
Palavras-chave: Estado Juiz
Convenções Processuais
Autorregramento da Vontade das Partes
Data do documento: 1-Dez-2017
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo tentar definir o papel do Estado-Juiz frente às convenções processuais. Além disso, objetiva conhecer como se dá atuação do magistrado considerando a nova base principiológica trazida pelo novo CPC, perquirindo, dessa forma, se a sua atividade se encontra sujeita à observância do princípio do autorregramento da vontade das partes e do princípio da cooperação, bases da cláusula geral de convencionalidade sobre o processo, positivada no artigo 190 do CPC/2015. Este trabalho mostra que cabe ao juiz o fomento à celebração das convenções processuais, tendo em vista que essas figuram como excelente mecanismo para a solução consensual dos conflitos, ante as dificuldades vigentes no poder judiciário. Mostra também que, no âmbito das convenções processuais, em seu papel de controle, a atividade do magistrado tem por finalidade velar pelos interesses públicos e pela proteção dos direitos fundamentais, evitando, dessa forma, que os acordos avancem em uma proporção inadmissível à autonomia das partes. Para desenvolver o trabalho, utilizou-se o método hipotético-dedutivo, pesquisa bibliográfica e documental.
Descrição: ARRUDA, Isabelle Silveira. Cláusula geral de convencionalidade processual: uma análise do papel do estado-juiz à luz do Código de Processo Civil de 2015. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)-Centro de Ciências Jurídicas. Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17177
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isabelle Silveira Arruda.pdf16.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.