Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17198
Título: Responsabilidade civil do médico sob o fundamento da teoria da perda de uma chance
Autor(es): Teberge, Thâmara Leão
Palavras-chave: Responsabilidade Civil
Responsabilidade Civil do Médico
Ordenamento Jurídico Brasileiro
Data do documento: 30-Abr-2016
Resumo: Trata-se de trabalho sobre os alcances da Responsabilidade Civil do Médico quando avaliados a partir dos fundamentos firmados pela Teoria da Perda de uma Chance em que se a ideia de responsabilização pessoal do médico por frustração da oportunidade da vítima de obter a cura, ou sobrevida mais benéfica. Buscou-se, ao discorrer do desenvolvimento, atribuir ao profissional a obrigação de reparar os danos decorrentes de erro médico que antes, dada as dificuldades do caso concreto, mormente a massificação das relações pessoais, a moléstia que acometia o paciente e a prova do requisito culpa, não era possível atribuir-lhe. A partir dos ensinamentos construídos pela jurisprudência e doutrina no direito comparado e no ordenamento jurídico brasileiro, concluímos pela possibilidade de aplicação da responsabilidade médica nos casos em que o profissional subtrai do paciente a oportunidade de cura ou de sobrevida.
Descrição: TEBERGE, Thâmara Leão. Responsabilidade civil do médico sob o fundamento da teoria da perda de uma chance. 2016. 66f. Monografia (Especialização em Prática Judicante)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17198
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thamara Leao Teberge.pdf25.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.