Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17209
Título: Redução da maioridade penal: estudo sobre a PEC 171/93
Autor(es): Ramos, Franklin Medeiros
Palavras-chave: Direito Penal
Direitos Fundamentais
Cláusula Pétrea
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: O presente artigo tem o escopo substancial analisar a legalidade da redução da maioridade penal frente à Constituição Federal de 1988 e ao Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. O estudo tem como ponto principal o estudo da Proposta de Emenda a Constituição (PEC)- 171/93, que pretende alterar o art. 228 da Constituição Federal de 1988. Iremos analisar juridicamente a abrangência das cláusulas pétreas além do rol dos direitos fundamentais do art. 5º da CF/88. Vamos discutir o viés da participação dos adolescentes na atual violência em destaque na mídia brasileira, que alavancou o grande debate de tornar o adolescente de 16 anos imputável e submetê-lo as normas do Código Penal, sopesando os argumentos difundidos pelos meios de comunicação, que a minoração da criminalidade está diretamente ligada à redução da maioridade penal. Traremos a baila as medidas sócio-educativas para os adolescentes que estejam em conflito com a lei, uma vez que irão responder pelo ato infracional correspondente a égide da Lei especial. Analisaremos por meio do estudo comparado a idade que define a imputabilidade penal a nível mundial, Traremos os efeitos da Proposta de Emenda a Constituição (PEC)-171/93 para a atual Constituição cidadã, que tem como um de seus sustentáculos o princípio da dignidade da pessoa humana. Nosso estudo é dividido em introdução onde vamos fazer de forma sucinta uma explanação do conteúdo a ser abordado, no segundo tópico do trabalho vamos discorrer sobre pontos importantes do Estatuto da Criança e do Adolescente, no terceiro tópico trataremos da imputabilidade, inimputabilidade e a semi-imputabilidade no direito brasileiro, fechando esse tópico com a maioridade penal comparada. Quarto tópico debateremos sobre a proteção da imputabilidade penal e a cláusula pétrea, igualmente, iremos analisar a Proposta de Emenda a Constituição 171/93. Na conclusão do presente artigo iremos demonstrar a inconstitucionalidade da PEC 171/93, que versa sobre a redução da maioridade penal frente à Constituição Federal de 1988. A metodologia será o método dedutivo, o tipo de pesquisa será: bibliográfica, documental.
Descrição: RAMOS, Franklin Medeiros. Redução da maioridade penal: estudo sobre a PEC 171/93. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17209
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Franklin Medeiros Ramos.pdf8.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.