Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17227
Título: Monitoramento eletrônico do teor de álcool em seres humanos: realidade no direito comparado e necessidade de implementação no ordenamento jurídico brasileiro
Autor(es): Silva, Meryelen Estrela da
Palavras-chave: Monitoramento Eletrônico
Pena Autônoma
Direito Penal
Data do documento: 15-Jul-2014
Resumo: É notório, na atualidade, que o uso de substâncias psicoativas, como o álcool exerce grande influência no impetuoso aumento da criminalidade em nossa sociedade, e consequentemente eleva o número de prisões e os problemas decorrentes do cárcere. Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar a possibilidade da implementação da monitoração eletrônica do teor de álcool em apenado como uma pena autônoma em nossa política criminal para os crimes de menor potencial ofensivo que tenham relação com bebidas alcoólicas, aliado com um acompanhamento psicológico em grupos de apoio de alcoólicos, com o escopo de procurar amenizar os efeitos dessocialiadores da prisão tradicional e humanizar a pena. A metodologia utilizada baseia-se no método hipotético dedutivo e na pesquisa bibliográfica, com referência em doutrina, artigos científicos de revista e internet nacional e estrangeira, bem como experiências internacionais além, da pesquisa documental tendo como referências as Leis nº 12.258/10 e 12.403/11 que dispõem sobre o uso do monitoramento eletrônico no ordenamento jurídico brasileiro, na execução penal e como medida cautelar processual, respectivamente, Constituição Federal de 1988 e a Lei de Execuções Penais. Destarte, ainda são observadas às inovações legislativas da vigilância eletrônica no Brasil e a eficácia dessa prática no direito comparado. Desse modo, foi possível afirmar que a espécie de monitoramento eletrônico abordado neste estudo é uma solução necessária e eficaz, que visa corroborar com o processo de ressocialização, assegurando aos condenados o convívio social como cidadão prestante e garantindo a finalidade preventiva especial da pena, preconizada pela nossa lei penal reduzindo, portanto, as diversas mazelas provenientes da atual estrutura penitenciária brasileira.
Descrição: SILVA, Meryelen Estrela da. Monitoramento eletrônico do teor de álcool em seres humanos: realidade no direito comparado e necessidade de implementação no ordenamento jurídico brasileiro. 2014. 75f. Monografia (Especialização em Prática Judicante)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17227
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Meryelen Estrela da Silva.pdf23.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.