Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17234
Título: O acesso à justiça e os obstáculos para sua efetivação
Autor(es): Leite, Erivan de Andrade
Palavras-chave: Acesso à Justiça
Cidadania
Direito Constitucional
Data do documento: 10-Jun-2014
Resumo: A presente pesquisa analisa em vários aspectos o acesso a justiça. Destarte, é estudada a origem de tal instituto e a sua importância como direito fundamental, fazendo uma análise em sentido amplo, bem como pontos importantes, entre eles a função social do tema em foco. Também se justificou por analisar a necessidade de investimentos materiais, pessoais e estruturais nos meios que promovem o acesso a justiça. Foi utilizado o método de abordagem dedutivo, onde ao analisar os dispositivos legais, bem como a doutrina e jurisprudência relacionados ao tema, buscou-se averiguar se a assistência jurídica é efetivamente prestada pela. Como métodos de procedimento foi utilizado o método histórico, estudando-se a evolução histórica do acesso a justiça, bem como a evolução no cenário nacional; outro método utilizado foi método comparativo, onde se expôs o que determina a legislação e o que realmente acontece na assistência jurídica prestada e os obstáculos que a população encontra quando deseja ter o acesso a justiça. Constatando-se ao final que entre o que determina a Lei, e o que acontece na prática, existe uma lacuna, que só será sanada quando aplicada o texto legal integralmente, pois o mesmo está diretamente entrelaçado com o interesse de haver um acesso a justiça mais eficaz.
Descrição: LEITE, Erivan de Andrade. O acesso à justiça e os obstáculos para sua efetivação. 2014. 49f. Monografia (Especialização em Prática Judicante)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17234
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erivan Andrade Leite.pdf10.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.