Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17242
Título: O jus postulandi nos Juizados Especiais Cíveis como instrumento de efetivação do princípio constitucional do acesso à justiça: análise crítica a partir do estudo de um caso concreto da comarca de Cajazeiras
Autor(es): Andrade, Lúcia de Fátima Araújo
Palavras-chave: Acesso à Justiça
Juizados Especiais
Jus Postulandi
Data do documento: 10-Jun-2014
Resumo: O jus postulandi constitui o meio de acesso à justiça pelo jurisdicionado sem que para tanto constitua advogado, ou seja, o cidadão ao lançar mão do instituto, poderá praticar, ele mesmo, todos os atos do processo, salvo no âmbito recursal. Sua aplicabilidade é observada nos juizados especiais cíveis e criminais estaduais e federais, na justiça do trabalho, e até mesmo na esfera criminal através do habeas corpus e da revisão criminal, entre outras. Faz-se mister a análise sobre o referido instrumento para verificar se há a efetividade do acesso à justiça enquanto princípio constitucional e direito fundamental. Para tanto se destacam os hodiernos entraves do acesso à justiça. Cabe ser observada a disposição legal do jus postulandi no ordenamento jurídico brasileiro, destacando o seu exercício nos juizados especiais desde seu precursor, o juizado de pequenas causas, com inspiração no direito estrangeiro. Para tanto, segue uma abordagem pautada no método indutivo, com a construção da pesquisa científica a partir dos parâmetros estabelecidos no ordenamento jurídico, partindo de pesquisas efetuadas na bibliografia, de técnica de documentação indireta, sobre o acesso à justiça e os jus postulandi, com sua consequente aplicação nos juizados especiais. Ainda requer a utilização de métodos de procedimento específicos, como o monográfico e histórico, para a compreensão contingente do tema. Desse modo, proporciona a averiguação específica sobre (in)eficácia do jus postulandi como meio de acesso à justiça através de um estudo de caso na Comarca de Cajazeiras, uma vez que a prática demonstra as dificuldades que a parte encontra ao atuar diretamente no feito, sem patrocínio do advogado.
Descrição: ANDRADE, Lúcia de Fátima Araújo. O jus postulandi nos juizados especiais cíveis como instrumento de efetivação do princípio constitucional do acesso à justiça: análise crítica a partir do estudo de um caso concreto da comarca de Cajazeiras. 2012. 73f. Monografia (Especialização em Prática Judicante)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17242
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lúcia de Fátima Araújo Andrade.pdf17.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.