Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17249
Título: Autocomposição: mediação e conciliação judicial
Autor(es): Morais, José Iremar Ribeiro de
Palavras-chave: Mediação
Conciliação
Celeridade Processual
Data do documento: 31-Mai-2014
Resumo: No presente trabalho, analisa-se a repercussão social do Movimento pela Mediação e Conciliação no Brasil, cuja criação veio para desenvolver um serviço prestado à sociedade e auxiliar ao Poder Judiciário, pois sua reestruturação é dever constitucional desenvolvido pelo programa de gestão pública administrativa dos Tribunais de Justiça, que veio implementar novas técnicas viabilizando com transparência a prestação jurisdicional no sentido de promover a celeridade processual e o efetivo acesso à Justiça. É necessário maximizar a efetividade dentro dos princípios constitucionais, destacando o significado de um conflito e a possível dimensão da Paz. Aborda-se a missão do Mediador e do Conciliador que são cidadãos que trabalham dignamente para promover a transformação do conflito pela paz nas escolas, nos bairros, no seio familiar e nos espaços comunitários. Partindo da atual crise do Poder Judiciário, advinda da jurisdicionalização dos conflitos, fruto da litigiosidade e da amplitude dos direitos destinados à sociedade pela Constituição Federal de 1988. A mediação, pode ser uma grande aliada do Poder Judiciário na busca pela celeridade processual. A Mediação e a Conciliação, exterioriza a visão construtiva do conflito, educando as partes durante a administração dos conflitos, construindo a paz social de forma participativa, enfatizando a importância da cidadania e a dignidade da pessoa humana.
Descrição: MORAIS, José Iremar Ribeiro de. Autocomposição: mediação e conciliação judicial. 2014. 48f. Monografia (Especialização em Prática Judicante)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17249
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Iremar Ribeiro de Morais.pdf10.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.