Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17256
Título: Da responsabilidade civil objetiva por doença ocupacional: dos danos e sua reparação
Autor(es): Queiróz, Abraão Dantas
Palavras-chave: Doenças Ocupacionais
Indenizações Trabalhistas
Responsabilidade Civil
Data do documento: 16-Mai-2016
Resumo: O presente trabalho pretende analisar a atual situação do país em relação aos acidentes do trabalho, principalmente no tocante a doenças ocupacionais. A proeminência do tema se justifica pelo relevante e preocupante problema acidentário do Brasil. São mais de 500.000 acidentes do trabalho por ano, além dos reflexos que o acidente do trabalho acarreta para o acidentado, sua família, empresa, Estado e para a sociedade. Pretende-se estudar as normas, doutrinas e jurisprudências atinentes a matéria frente à Constituição Federal, na busca por esclarecimentos sobre as divergências existentes e de melhorias para a condição do trabalhador, visto que, por vezes, não há a efetivação dos direitos e garantias do trabalhador acidentado, nem a punição devida ao empregador pela responsabilidade civil decorrente do acidente do trabalho. Procura-se analisar o instituto da responsabilidade civil aplicado às doenças ocupacionais, além dos danos e indenizações decorrentes da responsabilização do empregador pelo evento danoso. Ademais, é visto a possibilidade de cumulação das indenizações decorrentes da responsabilidade civil por acidentes do trabalho. O trabalho em questão utiliza-se do método dedutivo e dos métodos de procedimento histórico, monográfico e comparativo, além da técnica de pesquisa indireta. Posteriormente à observação de todos os tópicos, depreende-se do trabalho a importância de cuidar da classe trabalhadora, primeiramente prevenindo os acidentes do trabalho, através de medidas de higiene, segurança e saúde, em seguida responsabilizando o empregador, que, simultaneamente, repara o acidentado, pelos seus atos.
Descrição: QUEIRÓZ, Abraão Dantas. Da responsabilidade civil objetiva por doença ocupacional: dos danos e sua reparação. 2016. 55f. Monografia (Especialização em Prática Judicante)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17256
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Abraão Dantas Queiróz.pdf12.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.