Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17269
Título: As políticas públicas sociais de distribuição de medicamentos e o controle judiciário
Autor(es): Silva, Thayane Virginia Pinto
Palavras-chave: Direitos Sociais
Direito Social à Saúde
Políticas Públicas
Data do documento: 11-Abr-2016
Resumo: Inicia o estudo pelo o histórico constitucional de criação e reconhecimento de direitos pelo marco inicial do Estado Liberal até Estado Social. Determina os movimentos sociais indispensáveis ao reconhecimento desse direito, destacando a Revolução Francesa, a Carta Magna de João sem terra e a Segunda Guerra Mundial. Contextualiza a efetividade dos direitos sociais por meio de teorias analisando a competência jurisdicional no controle da efetivação do direito social á saúde. A distinção entre direitos humanos e direitos fundamentais enfatiza a necessidade de assegurar o mínimo de dignidade ao individuo fundamentada na teoria de Ralws. O surgimento das politicas de saúde pública destaca as Caixas de Assistência e Pensão e a Central de Medicamentos como avanços na proteção e efetividade desse direito. O SUS política atual de saúde pública responsável pela distributividade de medicamentos e seu orçamento claramente comprometido mesmo sendo financiado por todas as esferas da federação. O controle judiciário de politicas públicas na área de saúde por meio para analise da jurisprudência dos tribunais e a abordagem teórico fundamental.
Descrição: SILVA, Thayane Virginia Pinto. As políticas públicas sociais de distribuição de medicamentos e o controle judiciário. 2016. 53f. Monografia (Especialização em Prática Judicante).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17269
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thayane Virginia Pinto Silva.pdf10.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.