Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17290
Título: Transexualidade e a redesignação de sexo e nome no registro civil à luz das leis brasileiras
Autor(es): Macedo, Suellen Carolline Alves
Palavras-chave: Direito Constitucional
transexualidade
Registro Civil
Data do documento: 28-Jul-2014
Resumo: O presente trabalho monográfico explora a temática da transexualidade e da redesignação de nome e sexo no registro civil à luz da Constituição Federal, do Código Civil e da Lei de Registros Públicos. Sendo assim, tendo em vista que a transexualidade é uma discordância entre o sexo físico e o psicológico, busca-se, neste trabalho, analisar a atual concepção de sexo como elemento resultante de vários fatores e os conflitos que o transexual sofre no âmbito pessoal e social na luta pela aceitação da sua identidade de gênero. Nesse contexto, é feita uma abordagem sobre os princípios constitucionais e o direito à felicidade; a transexualidade em si e a transgenitalização como meio terapêutico, bem como a redesignação do nome e sexo no registro civil e seus requisitos, ou seja, se cirurgia de adequação sexual é requisito indispensável para a troca do nome e sexo no registro civil e demais documentos do indivíduo; como isso pode contribuir para efetivar os princípios constitucionais e a realizar a inclusão social. É trazido à baila também o posicionamento dos tribunais, através da análise de decisões judiciais, diante da ausência de instituto específico para regulamentar os casos dos transexuais que cobram na via judicial o direito de adequar os seus documentos a seu aspecto físico e psicológico. Este trabalho tem a finalidade de chamar a atenção para um tema que está cada vez mais presente na atualidade e que reclama, do Judiciário, decisões que garantam a inclusão do transexual na sociedade, seu bem-estar e a efetivação dos seus direitos.
Descrição: MACEDO, Suellen Carolline Alves. Transexualidade e a redesignação de sexo e nome no registro civil à luz das leis brasileiras. 2014. 46f. Monografia (Especialização em Prática Jurídica) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17290
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suellen Carolline Alves Macedo.pdf24.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.