Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17294
Título: Intimação via telefônica nos juizados especiais.
Autor(es): Zuza, Weliton de Paiva
Palavras-chave: Intimação
Juizados Especiais
Atos Processuais
Data do documento: 10-Jun-2014
Resumo: A Lei Federal 9.099/95 promulgada em 26 de setembro de 1995, com o intuito de instituir os chamados Juizados Especiais Cíveis e Criminais, criando a possibilidade de dar uma dinâmica maior ao processo bem como uma solução rápida aos litígios submetidos à competência desses órgãos jurisdicionais. O formalismo tradicional dos processos que tramitam nas varas da justiça comum quanto ao que concerne a prática dos atos processuais é superado pelos princípios da oralidade, informalidade, simplicidade, economia processual e celeridade processual como se idealiza o art. 2º da lei supra. Baseando-se nesta perspectiva o supracitado estudo tem como foco a eficácia da prestação jurisdicional, idealizando a intimação telefônica nos juizados especiais paraibanos como instrumento de desenvolvimento e aptidão deste instituto na humanização e facilitação do trabalho do oficial de justiça, referenciando, principalmente, a modalidade de intimação via - telefônica no âmbito dos Juizados Cíveis e Criminais, demonstrando a sua importância como economia e celeridade nos atos processuais, se propondo e analisando a possibilidade de adoção pelo TJPB desta dinâmica para a realização de determinados atos processuais. Considerando os princípios orientadores do processo perante os Juizados Especiais, quais sejam: oralidade, informalidade, simplicidade, economia processual e celeridade processual, o problema a que se propõe investigar o presente trabalho é: Há impeditivo legal para a admissão da intimação via telefone no âmbito dos Juizados Especiais?. Quais formas seriam mais satisfatórias para desenvolver e adquirir tal posicionamento em meio aos juizados especiais no estado.
Descrição: ZUZA, Weliton De Paiva. Intimação via telefônica nos juizados especiais. 2014. 31f. Monografia (Especialização em Prática Jurídica) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17294
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Weliton de Paiva Zuza.pdf8.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.