Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17296
Título: Da relativização da coisa julgada nas ações de investigação de paternidade
Autor(es): Félix, Roscimere Abrantes
Palavras-chave: Exame de DNA
Coisa Julgada
Investigação de Paternidade
Relativização
Data do documento: 10-Jun-2014
Resumo: Este trabalho traz a discussão sobre a relativização da coisa julgada diante do surgimento do exame de DNA, mostrando e sugerindo soluções para casos já jul gados e que, no entanto, não puderam se utilizar deste exame, formando um conjunto probatório baseado apenas em provas indiciárias sem certeza técnica. Aborda o conceito e noções gerais sobre a ação de investigação de paternidade, bem como a evolução e a atual conotação do instituto jurídico - processual da coisa julgada, ao qual o sistema jurídico dominante protege de forma absoluta tal qual no período romano quando era definido com a auctoritas rei judicatae. Destarte, o instituto da coisa julgada é um elemento de garantia do Estado de Direito, uma vez que põe termo a um debate sobre direitos e deveres,que do contrário se eternizaria , transformando a sociedade em um caos. Questiona a imutabilidade da coisa julgada como solução de equilíbrio , em relação aos novos desafios que a ciência apresenta a existência de sentenças que atentam contra a moralidade, contra a legalidade, contra os princípios maiores da Constituição Federal e contra a realidade imposta pela natureza . Para o Código de Processo Civil, se denomina coisa julgada material a eficácia que toma imutável e indiscutível a sentença, não mais sujeita a recurso ordinário ou extraordinário (art. 467, CPC). Com a publicação , a sentença se torna irretratável para o julgador que a proferiu (art. 463, CPC). Mas, o vencido pode impugná-la, valendo-se do duplo grau de jurisdição consagrado pelo nosso sistema judiciário e pedindo a outro órgão superior da justiça que reexamine o julgado. Isso se faz através de recurso. Traça, ainda, os limites objetivos e subjetivos da coisa julgada. No que se refere à própria investigação de paternidade aberta os meios científicos e não científicos para sua comprovação, relatando de forma simplória o que vem ser o exame de DNA, quando a parte se recusa a submeter-se a tal perícia. Por fim, relata sobre a questionada relativização ou como queira, flexibilização da coisa julgada de um modo particular nas ações de investigação de paternidade.
Descrição: FÉLIX, Roscimere Abrantes. Da relativização da coisa julgada nas ações de investigação de paternidade. 2014. 49f. Monografia (Especialização em Prática Jurídica) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17296
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roscimere Abrantes Félix.pdf13.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.