Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17315
Título: Soberania nacional e demarcação das terras indígenas
Autor(es): Cruz, Amandda Yvnne Figueiredo da
Palavras-chave: Direitos Territóriais
América Pré-Colombiana
Estado Democrático de Direito
Constituição Federal
Data do documento: 5-Dez-2017
Resumo: Esta monografia, intitulada Soberania nacional e demarcação das terras indígenas, tem como objeto a análise da situação territorial dos indígenas no Brasil, analisada à luz dos conceitos de Estado e soberania, utilizando o método hipotético-dedutivo com o objetivo de, através de pesquisas bibliográficas, documentais e de estudos de casos, descobrir se o reconhecimento de povos indígenas como nação e o subsequente reconhecimento de direitos territoriais das terras tradicionalmente ocupadas por tais povos importa uma afronta à soberania nacional. Este trabalho será dividido em três capítulos: primeiramente, o desenvolvimento do conceito de Estado, sendo construído juntamente com o conceito de soberania, característica fundamental do Estado moderno – o Estado-nação; a segunda parte tratará da atual situação territorial dos indígenas no Brasil, fazendo um breve histórico dos povos indígenas na América pré- colombiana, confrontando essa realidade com os direitos assegurados na Constituição Federal e, por fim, problematizar-se-á, em face do conceito de soberania estudado, a questão da inserção política dos povos indígenas no Estado e o alcance jurídico de sua reivindicação territorial. Como marcos teóricos desta argumentação serão utilizados os conceitos desenvolvidos por Anthony Giddens, Georg Jellinek, Max Weber, além dos escritos de Scott Wallace e de dados da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), órgão indigenista brasileiro, ligado ao Ministério da Justiça.
Descrição: CRUZ, Amandda Yvnne Figueiredo da. Soberania nacional e demarcação das terras indígenas. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17315
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amandda Yvnne Figueiredo da Cruz.pdf10.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.