Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17326
Título: Utilização da arbitragem como meio alternativo de solução de conflitos no direito empresarial
Autor(es): Medeiros, Paula Danielle Soares de
Palavras-chave: Soluções Alternativas de Conflitos
Arbitragem
Direito Empresarial
Data do documento: 18-Nov-2014
Resumo: O instituto da arbitragem na legislação brasileira é dotado de certas qualidades que conferem caráter especial e atrativo para seu uso. Algumas de suas especifidades são a possibilidade de escolha do árbitro ou tribunal arbitral, da legislação aplicável e do procedimento a ser adotado. Apenas dois requisitos são necessários para a instauração do procedimento arbitral, a saber: o de ser formado por partes capazes e julgar apenas direitos disponíveis. O presente trabalho se propõe, pois, a estudar o instituto da arbitragem e a sua relevância para o direito pátrio, orientado-se, essencialmente, pela linha metodológica bibliográfica e procedendo à realização de uma análise da Lei 9.307/1996 que dispõe acerca deste mecanismo no Brasil, identificando aspectos fundamentais na doutrina e jurisprudência. Ante este panorama, a arbitragem é uma forma alternativa, capaz de solucionar o litígio de maneira segura e com as garantias prestadas pelo legislador, gerando efetivo título executivo judicial, destarte, bastante recorrida em causas que tratam de temas empresariais, em especial do direito societário. Tratando-se, assim, de um mecanismo ágil, simples e flexível que confere participação ativa das partes que estão envolvidas. A possibilidade de montar e escolher peças importantes da arbitragem favorece o sentimento de justiça tão prezado pela sociedade e suas características definidoras a transformam em uma via de destaque para solução de conflitos no campo do direito empresarial.
Descrição: MEDEIROS, Paula Danielle Soares de. Utilização da arbitragem como meio alternativo de solução de conflitos no direito empresarial. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17326
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paula Danielle Soares de Medeiros.pdf8.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.