Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17327
Título: Ação regressiva previdenciária: uma mudança de paradigma
Autor(es): Santos, Lindete Pereira dos
Palavras-chave: Ato Ilícito
Ação Regressiva Previdenciária
Seguro Social
Data do documento: 17-Nov-2014
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso faz uma análise da ação regressiva previdenciária, com destaque para a ação regressiva previdenciária decorrente de acidente de trânsito, especificamente quanto a sua finalidade e fundamentação jurídica. Inicialmente, será abordado o modelo de seguridade adotado pela Constituição Federal de 1988, noções iniciais de responsabilidade civil, do direito de regresso e da ação regressiva previdenciária. Em seguida, discute-se a evolução conceitual do trabalho realizado pela Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto Nacional do Seguro Social, INSS, em matéria de ação regressiva e os gastos suportados pela Previdência Social com a concessão de benefícios que tem por fator gerador uma ação ou omissão ilícita. Por fim, verifica-se a fundamentação legal desse tipo de ação e ressalta-se a importância do Projeto de Lei 264/2012. Ao final, conclui-se que as ações regressivas são legitimas e retiram seu fundamento das normas de responsabilização civil, que o aumento dessas ações reflete uma mudança de paradigma por parte do INSS, postura que tende a se consolidar no ordenamento jurídico brasileiro.
Descrição: SANTOS, Lindete Pereira dos. Ação regressiva previdenciária: uma mudança de paradigma. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17327
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lindete Pereira dos Santos.pdf9.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.