Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17336
Título: Acesso à justiça: uma reflexão acerca dos avanços, dos limites, e das contradições, relativa aos paradigmas por “justiça participativa”
Autor(es): SILVA, Maria de Fátima
Palavras-chave: Acesso à justiça
Duração Razoável do Processo
Propostas de Superação
Data do documento: 30-Mai-2014
Resumo: O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca do acesso à justiça, vista atualmente como a mais delicada tarefa do Poder Judiciário, com o propósito de eliminar os obstáculos vivenciados pelos cidadãos, apontará os avanços, os limites, e as contradições concernentes ao atendimento aos jurisdicionado. Partindo da hipótese de que a justiça paraibana como as dos demais Estados, enfrenta uma série de entraves no que pertinente à sua celeridade. Os métodos inovadores que deveriam contribuir para atenuar essa situação, ainda são pouco eficazes. Comprovará que para uma justiça participativa a população brasileira necessitará de consenso e consciência para atingir sua finalidade. Destacará a importância do Art. 5º, XXXV da Constituição Federal, em assegurar a pretensão de que todos de forma indistinta possam pleitear suas demandas junto aos órgãos do Poder Judiciário. Utiliza-se esta pesquisa para relatar os inúmeros entraves encontrados pelos cidadãos, desde a protocolização da Petição Inicial até a resolução da contenda, a amplitude do direito de acessibilidade, as barreiras que impedem os jurisdicionados de realizar suas pretensões e as novidades trazidas pela Emenda n.45/2004, que acrescentou ao Art. 5º, o inciso LXXVIII, pertinente à duração razoável do processo, objetivando reduzir custa, tempo e resolução do conflito em curto prazo. Registrará também a importância do Princípio da Eficiência, como meio de prestabilidade, presteza e economicidade no atendimento qualificado dispensado pela Administração Pública. As reformas legislativas, as alterações e as proposta de superação para eliminar a descrença no judiciário, em busca da reestruturação do Poder Judiciário. Na abordagem será utilizada a pesquisa qualitativa, através do método de pesquisa e analise de conteúdo de forma interpretativa, relacionadas pela Carta Magna. A técnica de pesquisa adotada será a documentação indireta, através da pesquisa bibliográfica e doutrinária, primando pela fidedignidade autoral e pela informação mais precisa.
Descrição: SILVA, Maria de Fátima. Acesso à justiça: uma reflexão acerca dos avanços, dos limites, e das contradições, relativa aos paradigmas por “justiça participativa”. 2014. 45f. Monografia (Especialização em Prática Judicante)-Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17336
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Fátima Silva.pdf14.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.