Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17394
Título: Do dizer ao fazer: o espaço do brincar a partir do discurso de professoras
Autor(es): Lourenço, Dayane Rocha
Palavras-chave: Educação infantil
Brincar – lúdico
Discurso
Prática docente
Data do documento: 19-Jun-2018
Resumo: O presente artigo propõe discutir sobre o espaço/tempo do brincar na Educação Infantil a partir do discurso de professoras, considerando suas concepções e práticas. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, tendo como sujeitos duas professoras que atuam nesse nível de Educação. A coleta de dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas, as mesmas sendo gravadas e transcritas na íntegra, cujas questões versaram sobre os conceitos das docentes acerca da brincadeira no ambiente escolar, bem como o espaço/tempo destinado a essa linguagem junto às crianças, além de outras questões que permeiam essa temática. Tais pontuações foram discutidas a partir de estudos cunhados por Ariès (1981), Vigotsky (2007), Moyles (2002), Friedmann (2012), entre outros. Sabemos que o brincar é um direito do infante e um importante promotor de sua aprendizagem e desenvolvimento integral. Brincando a criança manifesta suas vontades e emoções, interage com o outro, imagina, cria, dá significados, apreende a cultura e se constitui como sujeito social. Diante da pesquisa realizada, podemos constatar que as noções das profissionais norteiam suas práticas no tocante ao brincar, mas que muitas vezes, o discurso, mesmo embasado em teorias, nem sempre condiz com a realidade.
Descrição: LOURENÇO, D. R. Do dizer ao fazer: o espaço do brincar a partir do discurso de professoras. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17394
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dayane Rocha Lourenço.pdf395.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.