Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17440
Título: O ensino de literatura e o ENEM: reflexões e práticas
Autor(es): Fernandes, Rainara Batista
Palavras-chave: Literatura
ENEM
Texto Literário
Livro Didático
Data do documento: 5-Jul-2018
Resumo: A Literatura, entendida como um espaço de percepção estética e do conhecimento socialmente acumulado, torna-se essencial no processo de formação do leitor, principalmente porque é uma oportunidade que o sujeito tem de tomar contato com diferentes abordagens humanísticas, contribuindo para seu crescimento intelectual e sua criticidade. Por essa razão, o trabalho com o texto literário não pode se limitar à decantação de processos históricos bem como a análise superficial de trechos desconexos sob pena de deixar disperso seu sentido enquanto arte. Dentro desse entendimento, o presente artigo teve como objetivo geral, analisar as abordagens do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no que tange à Literatura, procurando perceber como as questões são colocadas e que conhecimentos esperam que o candidato domine dentro do contexto literário. Os objetivos específicos, ensejaram analisar de que maneira o ensino de literatura contribui para a formação do sujeito e como o livro didático auxilia no processo de formação do leitor. Ainda dentro desse contexto, há uma discussão acerca do letramento literário como parte do embasamento para as questões propostas. O estudo teve como percurso metodológico, a análise documental, observando seis questões referentes à literatura nas provas do ENEM entre os anos de 2014 e 2016. Foi possível perceber que as abordagens exigiam do candidato um conhecimento literário mais elaborado, apontando assim para um ensino de literatura mais completo, com objetivos e metodologias que oportunizassem aos alunos entender a produção literária nacional para além de data e contextos históricos.
Descrição: FERNANDES, R. B. O ensino de literatura e o ENEM: reflexões e práticas. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17440
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rainara Batista Fernandes.pdf7.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.