Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17451
Título: A aplicação do princípio do limite com vistas à exploração racional do açude de Boqueirão
Autor(es): Monteiro, Paulo da Mata
Palavras-chave: Açude de Boqueirão
Satisfação Hídrica
Direito Ambiental
Data do documento: 14-Jun-2018
Resumo: O presente artigo está relacionado à problemática da água no cenário contemporâneo, destacando a dicotomia ―necessidade constante do referido recurso natural x disponibilidade limitada desse bem‖. Sendo assim, foca especificamente na situação que envolve o abastecimento de água pelo Açude Epitácio Pessoa (mais conhecido como Açude de Boqueirão), ressaltando que a união entre os esforços públicos e a potencialização da exploração sustentável da água é capaz de favorecer o atendimento da demanda aquífera suprida pelo Açude de Boqueirão. Nesse sentido, considerando que o princípio do limite diz respeito à exigência de gestão sustentável dos recursos naturais pelo Poder Público, esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a aplicação do referido princípio, atrelado ao Direito Ambiental, é capaz de facilitar a satisfação hídrica daqueles que são abastecidos pelo Açude Epitácio Pessoa. Por meio de uma pesquisa exploratória, o trabalho então desenvolvido permite verificar que o âmbito público, ao conduzir a exploração das águas do Boqueirão, detém instrumento valioso para a efetivação do uso racional de tais recursos ambientais, favorecendo a satisfação hídrica da população por eles abastecida.
Descrição: MONTEIRO, Paulo da Mata. Aplicação do princípio do limite com vistas à exploração racional do açude de Boqueirão. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17451
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo da Mata Monteiro.pdf650.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.