Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17469
Título: A Lei Maria da Penha e sua aplicabilidade no enfrentamento à violência doméstica
Autor(es): Silva, Priscila Pimentel da
Palavras-chave: Lei Maria da Penha
Violência Doméstica
Violência Contra Mulher
Data do documento: 15-Jun-2018
Resumo: A violência contra a mulher constitui-se numa grave problemática de âmbito global que atinge diversas mulheres, independente de classe social, etnia, faixa etária, grau de instrução ou orientação sexual. Trata-se de um fenômeno complexo que vem exigindo empenho de diversos agentes na tentativa de coibir e prevenir tal ato. No presente artigo, objetivouse discutir os aspectos estruturantes da Lei 11.340/2006, realizando-se uma análise sobre a violência contra a mulher e a influência dos aspectos históricos e socioculturais. Realizou-se um breve relato a cerca dos acordos internacionais que, juntamente com as lutas feministas, resultaram na promulgação da Lei Maria da Penha. Esta lei representou um amplo avanço no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, apresentando inovações jurídicas e processuais que promoveram mudanças legais, políticas e culturais na afirmação dos direitos humanos das mulheres. Discutem-se também os mecanismos de proteção à mulher em situação de violência, introduzidos pela Lei Maria da Penha e sua aplicabilidade. Por fim, trará uma análise de dados de relatórios e documentos, oficiais e não oficiais, quanto à efetividade da Lei, medida através da redução do número de vítimas, que nos traz como resultado o aumento da eficácia desta lei no combate à violência contra a mulher no Brasil.
Descrição: SILVA, Priscila Pimentel da. A Lei Maria da Penha e sua aplicabilidade no enfrentamento à violência doméstica. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17469
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila Pimentel da Silva.pdf512.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.