Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17576
Título: Ludicidade e educação infantil: duas faces de uma mesma moeda na perspectiva de um relato de experiência
Autor(es): Marinho, Renata Medeiros Vieira
Palavras-chave: Educação infantil
Ludicidade
Aprendizagem
Data do documento: 20-Ago-2018
Resumo: Este artigo discute à importância da ludicidade no âmbito das práticas pedagógicas e curriculares da Educação Infantil com base na experiência vivenciada entre os meses de agosto a outubro de 2016, em uma escola pública do município de Campina Grande, enquanto lócus de nosso estágio curricular obrigatório, na fase de observação sob a orientação da professora do referido componente, à luz das teorias estudadas no âmbito acadêmico. A metodologia adotada para este estudo constitui-se de uma pesquisa, cujo método se baseia em observação, leitura, registro e a descrição das atividades realizadas, durante o estágio, com a reflexão entre a teoria e a prática estudada/observada. Serviu de apoio para este estudo às pesquisas de Abuchaim (2018), Barbosa (In: CRAIDY e KAERCH, 2001); Fortuna (In: XAVIER e DALLAZEN, 2000), Oliveira (2010), Pimenta e Lima, 2012. Além disso, também estudamos alguns documentos oficiais difundidos pelo Ministério da Educação, a exemplo do RCNEI (BRASIL, 1998),Parâmetro Nacional de Qualidade para educação infantil (BRASIL, 2006) e DCNEI 2010).Conclui-se que quando o docente possui interesse e habilidade, pelo desenvolvimento de experiências lúdicas, na Educação Infantil ele reconhece os benefícios destas atividades, para o desenvolvimento e aprendizagem. Outro aspecto observado, na análise deste estudo, é a importância de poder sugerir, aos educadores, reflexões acerca do lúdico, em suas práticas pedagógicas, possível de ser vivenciado através do uso de jogos, brinquedos e brincadeiras. Portanto, o lúdico é uma oportunidade para que as crianças possam criar e explorar o espaço e desenvolver a autonomia, no âmbito de sua aprendizagem.
Descrição: MARINHO,R.M. V. Ludicidade e educação infantil: duas faces de uma mesma moeda na perspectiva de um relato de experiência. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17576
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Medeiros Vieira Marinho.pdf11.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.