Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17609
Título: El imaginário popular y la leyenda de los alebrijes en la película "Coco"
Autor(es): Diniz, Vanessa Matias
Palavras-chave: Literatura folclórica
Lenda
Imaginário popular
Alebrijes
Data do documento: 23-Nov-2018
Resumo: Cada povo tem sua identidade cultural, possivelmente originária das influências históricas e geográficas que se atualizam com o surgimento de recursos tecnólogicos, questões sociais, econômicas e políticas. Neste caso, os mexicanos são premiados com uma diversidade cultural rica que faz com que o México esteja cheio de turistas durante todo o ano. Em relação a esses aspectos, apesar de hoje em dia passar por crises relacionas ao tráfico, o país ainda se destaca pelas influências nos costumes de outros países. Este trabalho estuda o processo criativo humano com base nos estudos do antropólogo Gilbert Durand (2002) sobre o imaginário popular, que é a base para a criação de lendas. Essa narração oral é considerada por Jean-Pierre Bayard (2001) como um simbolismo para a cultura e o folclore, além de ter um peso sobre o pensamentos e as crenças de cidades, estados, regiões e/ou países. Nosso objetivo geral nesta pesquisa é instigar as pessoas a fugir um pouco dos conhecimentos gerais e estereotipados sobre o povo mexicano e buscar mais sobre a cultura, costumes, lendas e artesanato. Com base nestas informações, será trabalhado o objeto principal deste estudo: os alebrijes. Uma lenda surgida no sonho de Pedro Linares López (1936), que saiu do irreal para o artesanato com diferentes técnicas e significados que são mostrados por Barinova y Pérez (2016), em seu site dedicado aos alebrijes. Estas criaturas são apresentadas em forma de animais híbridos e como guias espirituais, que foram essenciais durante e no desfecho do filme Viva – a vida é uma festa (2017) – esperado e elogiado por amantes do cinema por conter vestígios da identidade cultural de um povo –, do diretor Lee Unkrich e da produtora Darla K Anderson. Também é exibida, no longa-metragem, a festa do día de muertos (MX) que é o motivo da ocorrência de várias situações.
Descrição: DINIZ, V. M. El imaginário popular y la leyenda de los alebrijes en la película "Coco". 2018. 37p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17609
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa Matias Diniz.pdf1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.