Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17776
Título: Os gêneros discursivos no processo de ensino/aprendizagem de ELE: alternativas para a prática docente
Autor(es): Araújo Neto, Raíssa Rafaela de
Palavras-chave: Ensino de língua estrangeira
Gêneros discursivo
Prática docente
Data do documento: 28-Nov-2018
Resumo: Ao mencionar que a linguagem se realiza em práticas de interação social, os documentos oficiais orientadores do ensino brasileiro, contribuíram com novas perspectivas para o ensino/aprendizagem de Língua Estrangeira (LE). Baseados nessa visão, o trabalho com a diversidade de Gêneros Discursivos (GD’s) passou a ser considerado importante, na medida em que as práticas comunicativas são efetivadas em forma de GD’s. A partir disso, nossa pesquisa objetiva direcionar a prática docente quanto ao trabalho dos Gêneros Discursivos nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) no âmbito do Ensino Fundamental. Para tanto, esta investigação se define como uma pesquisa descritiva, em que o corpus se refere a uma proposta didática, cuja perspectiva tem como base os GD’s no processo de ensino/aprendizagem de ELE. Tudo isso, tendo em vista a subtemática “Bullying” proveniente da Temática Transversal Saúde que, por sua vez, é proposta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de 1998. Em meio a esse contexto, utilizaremos como subsídio teórico os conceitos da perspectiva do sociointeracionismo de Vigotsky (1987), as teorias de Bakhtin (1997), os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (1998), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), as concepções de Marcuschi (2007), entre outros teóricos que guiarão a presente investigação. Portanto, nessa pesquisa buscamos refletir sobre as práticas educativas atuais, no que concerne ao ensino/aprendizagem de LE como uma maneira de tentar reformular metodologias que possam contribuir no processo de ensino/aprendizagem de ELE. Deste modo, pretendemos, com este estudo, estreitar os caminhos entre teoria e prática na abordagem dos Gêneros Discursivos, mostrando para os professores e futuros professores de ELE que a diversidade dos GD’s pode funcionar como ferramentas didáticas no ensino/aprendizagem de ELE se bem utilizadas, pois podem gerar benefícios para o alunado diante das práticas de interação na sociedade.
Descrição: ARAÚJO NETO, R. R. de. Os gêneros discursivos no processo de ensino/aprendizagem de ELE: alternativas para a prática docente. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17776
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raissa Rafaela de Araújo Neto.pdf1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.