Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17781
Título: Políticas linguísticas e unificação ortográfica da língua portuguesa
Autor(es): Costa, Edileusa Verônica da
Palavras-chave: Políticas linguísticas brasileiras
Simplificação ortográfica
Prestígio internacional
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: O objetivo deste trabalho é contribuir à compreensão dos usuários da Língua Portuguesa acerca dos processos que envolvem as Políticas Linguísticas no Brasil, como também dos Acordos Ortográficos ao longo da História. Analisamos os motivos que fomentaram tais Acordos Ortográficos entre Brasil e Portugal que, consequentemente, prenunciavam a “Unificação Ortográfica” entre os dois países. Para que se tenha uma compreensão dos motivos, é necessário conhecer a origem de nosso idioma, como também, a história Ortográfica da Língua Portuguesa, e, ainda, se a língua portuguesa, apesar do contato com várias línguas indígenas, africanas entre outras, as quais resultaram na diversidade linguística do Brasil, sempre foi hegemônica desde sua introdução em solo brasileiro. Buscamos identificar os interesses por trás das Políticas Linguísticas respeitantes à Língua Portuguesa e os motivos pelos quais o Brasil não ratificou outros Acordos Ortográficos anteriores, evidenciando quais os motivos de tais modificações na ortografia gerarem tanta polêmica a ponto de malograrem. Mas, a partir da ideia de Globalização e diante da existência oficial das duas ortografias, que em muitos aspectos não coincidem, houve a necessidade de unificação ortográfica, contribuindo, sobremaneira, para o prestígio internacional da língua, além de viabilizar a circulação de materiais textuais de ordem variada e, também, a disseminação do idioma para o mundo. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender os processos envolvendo as mudanças na escrita, concatenadas às ideologias presentes nas Políticas Linguísticas e, até que ponto a Unificação da Língua Portuguesa pode ser benéfica ou não para a população falante do idioma. O método utilizado nesta pesquisa foi o bibliográfico. Os resultados encontrados sugerem mais atenção por parte das políticas públicas à heterogeneidade linguística do país. Desse modo, pode-se amenizar as ilhas sociais existentes no Brasil. Tomamos alguns trabalhos de estudiosos: livros, revista e artigo, como fonte de nossa pesquisa e instrumento primário para a análise e, consequentemente, para a coleta de dados, dentre os quais: as obras de Bechara (2008), Coutinho (1971), Marini (2004), Orlandi (2007), Silva (2014) e Ritondale (2012).
Descrição: COSTA, E. V. da. Políticas linguísticas e unificação ortográfica da língua portuguesa. 2017. 29p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17781
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edileusa Verônica da Costa.pdf489.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.