Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18062
Título: Alfabetização sob a perspectiva do PNAIC e da BNCC
Autor(es): Ribeiro, Letícia Pereira
Palavras-chave: PNAIC
BNCC
Alfabetização
Data do documento: 12-Dez-2018
Resumo: Este artigo discute o processo de alfabetização no Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A alfabetização pode ser entendida como a base da escolarização dos sujeitos, a porta de acesso dos alunos ao mundo da escrita. Durante algum tempo foi dimensionada no sentido restrito da palavra, ganhando mais espaço para discussão com a publicação de autores que buscavam compreender esse complexo processo como Magda Soares, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, dentre outros. Analisa-se algumas proposições do PNAIC e da BNCC, ambos documentos norteadores que orientam o fazer da educação brasileira, no que se refere ao processo de alfabetização. Debruça-se sobre as perspectivas que tais documentos apresentam. Traz como reflexão o resultado da ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), utilizado para averiguar o nível de aprendizagem de crianças do 3º ano do ensino fundamental, sob o argumento da efetiva melhoria na educação brasileira. Trata-se de pesquisa documental e os dados revelam a necessidade de pensar o processo em tela e buscar alternativas para o alcance da apreensão da leitura e escrita autônomas de crianças no início do ensino fundamental.
Descrição: RIBEIRO, L. P. Alfabetização sob a perspectiva do PNAIC e da BNCC. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18062
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Letícia Pereira Ribeiro.pdf601.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.