Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18062
Título: | Alfabetização sob a perspectiva do PNAIC e da BNCC |
Autor(es): | Ribeiro, Letícia Pereira |
Palavras-chave: | PNAIC BNCC Alfabetização |
Data do documento: | 12-Dez-2018 |
Resumo: | Este artigo discute o processo de alfabetização no Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A alfabetização pode ser entendida como a base da escolarização dos sujeitos, a porta de acesso dos alunos ao mundo da escrita. Durante algum tempo foi dimensionada no sentido restrito da palavra, ganhando mais espaço para discussão com a publicação de autores que buscavam compreender esse complexo processo como Magda Soares, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, dentre outros. Analisa-se algumas proposições do PNAIC e da BNCC, ambos documentos norteadores que orientam o fazer da educação brasileira, no que se refere ao processo de alfabetização. Debruça-se sobre as perspectivas que tais documentos apresentam. Traz como reflexão o resultado da ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), utilizado para averiguar o nível de aprendizagem de crianças do 3º ano do ensino fundamental, sob o argumento da efetiva melhoria na educação brasileira. Trata-se de pesquisa documental e os dados revelam a necessidade de pensar o processo em tela e buscar alternativas para o alcance da apreensão da leitura e escrita autônomas de crianças no início do ensino fundamental. |
Descrição: | RIBEIRO, L. P. Alfabetização sob a perspectiva do PNAIC e da BNCC. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18062 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Letícia Pereira Ribeiro.pdf | 601.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.