Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18093
Título: Aprendizagem colaborativa e intercultural de línguas via TELETANDEM: um relato de experiência
Autor(es): Carneiro, Aliny Vieira
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Línguas adicionais
Teletandem
Interação
Novas tecnologias
Data do documento: 26-Nov-2018
Resumo: Numa sociedade sediada pela internet, as ferramentas tecnológicas no contexto educacional de ensino de línguas e social vêm proporcionando, aos agentes envolvidos nesses âmbitos, conhecimento entre as diversas culturas e povos. Nessa perspectiva, este artigo descreve por meio de um relato de experiência, o intercâmbio linguístico-cultural entre duas alunas, que tinham por objetivo aprender o espanhol e o português como línguas adicionais. As interações do intercâmbio realizou-se através do projeto interinstitucional "INTERCULT: aprendizagem colaborativa e intercultural de línguas via Teletandem" para a concepção e aprimoramento do aplicativo móvel INTERCULT-UEPB, desenvolvido para o PIBIC 2017-2018, orientado pelo Prof. Dr. Fábio Marques de Souza, para a concepção do aplicativo foi lançado mão de uma pesquisa de cunho etnográfico qualitativo, abordagem utilizada, também, no relato em questão. Através dessas interações, foi possível realizar um estudo discursivo sobre novos conceitos para o ensino-aprendizagem de línguas a partir do prisma da Telecolaboração, respeitando o papel fundamental do professor e dos aprendizes que estão abertos a novas possibilidades na troca de saberes.
Descrição: CARNEIRO, A. V. Aprendizagem colaborativa e intercultural de línguas via TELETANDEM: um relato de experiência. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18093
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aliny Vieira Carneiro.pdf557.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.