Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18103
Título: Abolição: luta pela liberdade
Autor(es): Silva, Janaína Andrade da
Palavras-chave: Ensino de história e cultura afro-brasileira
Resistência negra
Movimento abolicionista
Movimento negro
Data do documento: 10-Dez-2018
Resumo: A Lei 10.639/2003, assinada em 09 de janeiro de 2003, determinou que passaria a ser obrigatório o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas salas de aula por todo o território brasileiro, pois até então, era um tema não tão discutido como deveria. Passando as escolas e universidades, por um grande desafio de incluir essa temática nos seus currículos. Assim, a necessidade de formação continuada para os docentes em serviço era uma tarefa para as secretarias de educação e para a universidade que tanto poderia contribuir na formação continuada, como na formação inicial. Como exemplo desta formação, podemos citar o Grupo de Pesquisa “Dialogando com a Diversidade Étnico-racial”. O qual está inserido dentro da universidade fazendo uma formação junto às alunas do curso de Pedagogia (formação inicial) e através da pesquisa em escolas da Educação Básica promoveu formação continuada para professoras e oficinas para os alunos de 4º e 5º anos do Ensino fundamental. Neste trabalho será apresentada essa experiência que teve como objetivo compreender o processo de abolição e resistência negra no Brasil, a partir de uma pesquisa de intervenção em três escolas da rede municipal de Campina Grande-PB. Como objetivos específicos definimos: estudar sobre o processo de abolição e suas leis; identificar as várias formas de luta contra a escravização desenvolvida pela população negra; verificar se a temática da abolição e resistência negra é assimilada pelos alunos das escolas. A metodologia de pesquisa participante (BRANDÃO, 1990) permitiu a vivência de dois momentos: o primeiro de formação no grupo de pesquisa, estudo, debate, planejamento, para isso utilizamos diversos autores que dominam a temática para dar subsídio teórico ao segundo momento, sendo eles: Reis (1996), Albuquerque e Fraga Filho (2006), Mattos (2009), Melo (2012), dentre outros. O segundo momento foi de intervenção junto as turmas que produziram material que serviu de suporte para nossa análise. Como resultado constatamos o quanto que a temática da resistência negra é desconhecida pelos alunos e no texto a seguir, desenvolvemos alguns tópicos referentes a resistência negra. Concluímos destacando a importância de estudar mais essa temática tanto na formação inicial como na formação continuada.
Descrição: SILVA, J. A. da. Abolição: luta pela liberdade. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18103
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janaína Andrade da Silva.pdf732.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.