Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18189
Título: Abandono afetivo nas relações paterno-filiais: a exigibilidade jurídica do direito ao afeto sob a ótica da responsabilidade civil
Autor(es): Araújo, Karen Ohana de Sousa
Palavras-chave: Abandono afetivo
Direito ao afeto
Responsabilidade Civil
Data do documento: 29-Nov-2018
Resumo: O presente artigo visa analisar o abandono afetivo nas relações paterno-filiais e seus danos decorrentes sob a ótica das responsabilidades civil, investigando, no ordenamento jurídico brasileiro, como o direito ao afeto ou sua compensação são juridicamente exigíveis. Faz-se uso do método dedutivo, apresentando conclusões a partir das premissas colhidas através de pesquisas bibliográfica, jurisprudencial e legislativa. Apesar de ser um tema relativamente novo nas pautas doutrinárias e judiciais, a afetividade possui, hoje, verdadeiro status de princípio e de direito fundamental para a formação da criança e do adolescente. Assim, vêm se tornando cada vez mais comum a busca do Poder Judiciário, para dirimir conflitos familiares cuja origem dá-se na deficiência paterna da prestação de afeto, que se manifesta através omissão do dever de cuidado. A ausência de uma base afetiva acarreta, comprovadamente, transtornos de ansiedade, problemas de desenvolvimento das habilidades sociais e das interações humanas, distúrbios de comportamento e de personalidade, deixando diversas sequelas psicológicas, inclusive na fase adulta. Deste modo, a discussão do assunto faz-se necessária para provocar uma maior conscientização social acerca da paternidade responsável como forma de garantir um sadio desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes e, consequentemente, de cidadãos.
Descrição: ARAÚJO, Karen Ohana de Sousa. Abandono afetivo nas relações paterno-filiais: a exigibilidade jurídica do direito ao afeto sob a ótica da responsabilidade civil. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18189
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karen Ohana de Sousa Araújo.pdf10.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.