Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18203
Título: Fechamento de escolas do campo: causa e consequências
Autor(es): Miranda, Joelma Rejane dos Santos Nascimento de
Palavras-chave: Educação rural
Escola da zona rural
Fechamento de escolas
Comunidade rural
Data do documento: 7-Dez-2018
Resumo: O objetivo geral da pesquisa foi analisar o motivo de tantas escolas da zona rural de Pocinhos –PB, terem sido fechadas nos últimos anos. Especificamente, descobrir as causas e as conseqüências do fechamento das escolas; entender como as comunidades rurais se envolveram ou não no processo de fechamento e identificar quais as conseqüências dessa situação para as comunidades rurais. Com uma metodologia de pesquisa qualitativa do tipo etnográfica aplicamos um questionário com perguntas abertas. Entre os sujeitos foram entrevistados alguns proprietários de terra onde as escolas funcionavam, ex professoras, ex funcionários (as), pais/ mães de alunos/ alunas e até mesmo pessoas daquelas localidades. Para a pesquisa foram escolhidas aleatoriamente quatro (04) escolas do campo uma em cada localidade. Para análise dos dados me aportei da análise de conteúdo (BAUER, 2002). Também utilizamos de consultas de diversos autores como referências bibliográficas Molina (1999), Hage (2006), Nascimento (2009), dentre outros, os quais nos deram suporte para entender melhor a realidade das escolas do campo e ainda documentos oficiais sobre essa temática. Através das falas dos interlocutores constatamos que as escolas foram fechadas devido o número pequeno de alunos e também pela falta de recursos para manutenção das escolas. Para nossa surpresa a comunidade não pediu as escolas de volta e estão satisfeitas com o atendimento que as crianças estão recebendo em outra localidade. Essas comunidades não foram consultadas sobre o fechamento das escolas, apenas comunicadas, algumas pessoas questionaram, mas não se mobilizaram para que as escolas permanecessem funcionando. Na localidade não existe movimento de agricultores do campo, que organizasse o grupo para lutar pelas escolas. Estas esperam que os prédios das escolas sejam usados para algum serviço na comunidade, mas também não reivindicaram esse benefício ainda.
Descrição: MIRANDA, J. R. dos S. N. de. Fechamento de escolas do campo: causa e consequências. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18203
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joelma Rejane dos Santos Nascimento de Miranda.pdf717.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.