Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18204
Título: A formação do leitor literário no contexto da educação infantil: reflexões acerca da prática pedagógica dos educadores
Autor(es): Nascimento, Josicleide do
Palavras-chave: Educação infantil
Educação literária
Formação de leitor
Prática pedagógica
Data do documento: 3-Dez-2018
Resumo: Neste artigo, desenvolvemos uma reflexão sobre as concepções dos professores acerca da leitura e do texto literário na educação infantil, objetivando com a pesquisa conhecer as concepções que embasam a prática da abordagem da literatura infantil com as crianças. Para a realização da pesquisa, foi aplicado um questionário com dez professores em exercício em sala de aula no município de Lagoa Seca-PB. A investigação partiu do seguinte questionamento: Qual a visão dos professores acerca da leitura literária e de que maneira abordam a literatura infantil em sala de aula? Para embasar a discussão, recorremos aos estudos de Cosson (2011), Cademartori (1986), Abramovich (1991), Coelho (1991; 2006), Perroti (1986), dentre outros. Os resultados indicaram que: os professores reconhecem a importância do trabalho com a literatura infantil em sala de aula, no entanto, o texto literário, na maioria das respostas dos professores, continua sendo utilizado como pretexto para o ensino ora do código lingüístico, ora de regras de boas maneiras, valores etc. Em virtude disso, percebemos a necessidade do investimento na formação continuada dos professores, visando garantir aos educadores subsídios teóricos e metodológicos para a escolarização adequada do texto literário destinado às crianças.
Descrição: NASCIMENTO, J. do. A formação do leitor literário no contexto da educação infantil: reflexões acerca da prática pedagógica dos educadores. 2018. 33p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18204
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josicleide do Nascimento.pdf604.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.