Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18306
Título: Os gêneros textuais em práticas educativas de multiletramentos
Autor(es): Santos, Maria Juciana Ferreira dos
Palavras-chave: Multiletramentos
Gêneros textuais
Letramento
Ensino da língua portuguesa
Data do documento: 13-Dez-2018
Resumo: É possível perceber uma diversidade de gêneros textuais que se multiplicam e se manifestam em formatos, contextos e linguagens variadas que requerem mais do que a inicial decodificação de códigos. São textos híbridos que necessitam de uma visão ampliada para a sua compreensão. Desse modo, configura-se uma adequação ao termo “letramentos” que passou a ser denominado ”multiletramentos”. Esse termo incita a uma nova prática pedagógica educacional, através da qual são utilizados variados tipos de mídias, sobretudo as digitais. Com a multiplicidade das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) presentes na vida das crianças e jovens em geral, aborda-se a proposta de que sejam adicionadas ao campo educacional, como auxílio no processo de ensino/aprendizagem. A adição dos multiletramentos e dos multimodos é necessária para que a escola não caminhe à margem desses nativos da tecnologia. Para facilitar a identificação e a assimilação dos gêneros textuais, os alunos necessitam de orientação e direcionamento por parte do professor. Por meio dessa pesquisa pretendemos responder a seguinte questão: Essa constatação estimulou a realização deste trabalho, buscando aportes teóricos nas colaborações de Rojo (2012), Santos (2010) e Kleiman (2008), dentre outros. Tenciona-se que este estudo dê sequência as discussões a cerca dos multiletramentos e das práticas multimodais para a construção de significantes e significados. Bem como, para a adequação e utilização dos recursos tecnológicos como veículos que podem auxiliar no processo de formação dos educandos, tornando-os leitores e autores críticos.
Descrição: SANTOS, M. J. F. Os gêneros textuais em práticas educativas de multiletramentos. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019 [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18306
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Juciana Ferreira dos Santos.pdfPDF - Maria Juciana Ferreira dos Santos588.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.