Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18321
Título: Discalculia no processo de ensino e aprendizagem: o que dizem professores que ensinam matemática
Autor(es): Lima, Roberta Tatiane Silva de
Palavras-chave: Discalculia
Ensino da matemática
Professores de matemática
Data do documento: 11-Dez-2018
Resumo: Entendendo a importância de conhecer sobre o transtorno de Discalculia, sobretudo, professores que ensinam Matemática, a presente pesquisa vem tratar sobre o tema enquanto distúrbio de aprendizagem ligado a atividades mentais que envolvem o cálculo matemático com foco em abordagens teóricas. O objetivo desse estudo foi ampliar as discussões acerca da Discalculia e discutir propostas que possam auxiliar professores que ensinam Matemática no desenvolvimento de atividades didático pedagógicas, bem como, compreender o que alguns professores que ensinam Matemática nas duas principais escolas públicas da cidade de Coxixola – PB conhecem acerca do tema. Para tanto, por meio de um questionário, investigamos quatro professores aqui identificados por A1, A2, A3 e A4. Apresentamos uma abordagem teórica acerca dos aspectos essenciais desse tema, além disso, apresentamos algumas propostas de atividades para possivelmente subsidiar o trabalho de professores ao ensinar Matemática para alunos com diagnóstico de Discalculia. Em particular, com base nas respostas apresentadas pelos professores participantes dessa pesquisa, ficou evidenciado, que não conhecem ou conhecem superficialmente sobre a temática, consequentemente, torna- se difícil a identificação desses alunos em sala de aula bem como na elaboração e proposta de atividades específicas para tais.
Descrição: LIMA, R. T. S. Discalculia no processo de ensino e aprendizagem: o que dizem professores que ensinam matemática?. 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18321
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberta Tatiane Silva de Lima.pdfPDF - Roberta Tatiane Silva de Lima.pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.