Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18950
Título: Processo produtivo e qualidade: um diagnóstico dos pontos fortes e fracos de uma microempresa do sertão paraibano
Autor(es): Bezerra, Eumara Ramos
Palavras-chave: Administração da Produção
Processo Produtivo
Administração da Qualidade
Data do documento: 26-Jul-2017
Resumo: No cenário atual, percebe-se um grande avanço tecnológico nas diversas áreas, principalmente na empresarial, no qual o mercado torna-se cada vez mais dinâmico e competitivo, exigindo das empresas produtos e serviços com um alto padrão de qualidade a um baixo custo. Com isso, há facilidade no progresso das técnicas de gestão empresarial, em que, as etapas dos processos produtivos podem ser analisadas de várias formas, levando em consideração as especificações empresariais, para conter ao máximo o tempo inativo, maximizar a qualidade e alcançar um elevado padrão de eficiência e eficácia em suas atividades produtivas, para que haja evidencia dos pontos fortes e amenização dos pontos fracos. Partindo desse pressuposto, este artigo tem como objetivo analisar pontos fortes e fracos, com foco na qualidade do processo produtivo de bolsas de uma microempresa do sertão paraibano. O estudo qualitativo se fundamenta em estudo de caso, exibindo como modelo metodológico o método de observação e entrevista ao gestor, com o intuito de apurar sobre as técnicas utilizadas nos processos produtivos da empresa. De acordo com as observações feitas na organização, foram ratificadas as informações oferecidas pelo administrador, através da similaridade entre as forças e fraquezas notadas pelas observações e pela fala do administrador. Dessa maneira, reforçam-se as mudanças necessárias no ambiente interno e evidencia os pontos fortes dentro da empresa. Percebeu-se, também, algumas limitações dentro da firma, advindas da informalidade na gestão e nos processos, em que, restringe a organização de progredir o aperfeiçoamento de suas técnicas.
Descrição: BEZERRA, E. R. Processo produtivo e qualidade: um diagnóstico dos pontos fortes e fracos de uma microempresa do sertão paraibano. 2017. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18950
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eumara Ramos Bezerra.pdf7.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.