Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19329
Título: Ludicidade: jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil: espaço para a imaginação, a interação e a criatividade
Autor(es): Costa, Maria Adevaneide da
Palavras-chave: Educação infantil
Jogo educativo
Brincadeira educativa
Data do documento: 25-Nov-2017
Resumo: Neste artigo são abordados aspectos teóricos que norteiam o trabalho escolar com jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil, buscando priorizar a ludicidade nas atividades e dar espaço para a imaginação, interação e criatividade no desenvolvimento da aprendizagem. Desde os primeiros anos de vida, somos instigados e apresentados a jogos e brincadeiras, sendo estimulados assim a interagir com o mundo ao nosso redor. Por sua vez, essas ações em sala de aula, são instrumentos eficazes,se usados de forma responsável e ativa pelos profissionais da educação infantil, proporcionando um aprendizado de conceitos e regras para um convívio social harmonioso. Ao finalizar este trabalho, pelo sucesso das atividades realizadas, comprova-se a viabilidade do uso de jogos e brincadeiras em sala de aula, além de sua importância como subsídio fundamental na proposta metodológica do Ensino Infantil. Destaca-se também que essa prática deveria ser mais frequentemente utilizada de forma lúdica, como ferramenta pedagógica. É ainda necessário afirmar que jogos e brincadeiras tem ganhado força entre os educadores e pesquisadores nesses últimos anos pela sua aceitação e utilização como uma estratégia no processo de ensinar e aprender, por considerarem em sua maioria ser esta, uma forma de trabalho pedagógico que estimula o raciocínio e a vivência de conteúdos, além de sua relação com situações do cotidiano.
Descrição: COSTA, M. A. Ludicidade: jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil: espaço para a imaginação, a interação e a criatividade. 2017. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19329
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Adevaneide da Costa.pdf2.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.