Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19394
Título: Ferramentas metodológicas como correntes de aprendizagem: uma história em quadrinhos à luz da história da Física
Autor(es): Cavalcante, Aline Soares
Palavras-chave: História da Física
Histórias em quadrinhos
Ensino de Física
Data do documento: 8-Dez-2018
Resumo: Diante dos desafios encontrados no processo de ensino e aprendizagem de Física, faz-se necessário o uso de alternativas metodológicas, afim de que aprendizagens sejam geradas e estes desafios amenizados. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo investigar as ferramentas metodológicas, História da Física e Histórias em Quadrinhos, e suas contribuições para o aprendizado de Física. A partir de uma investigação caracterizada como qualitativa na modalidade pesquisa-ação, foram aplicadas duas aulas com os alunos de uma sala de 3º ano do Ensino Médio de uma escola localizada na cidade de Santa Teresinha, Paraíba. As aulas trabalhavam o mesmo tema (corrente elétrica): primeira aula, o tema foi exposto através de uma aula expositiva e dialogada; a segunda aula, o tema foi explorado com o uso das ferramenta metodológica da História em Quadrinhos “Amie e a Guerra das Correntes”. Além das intervenções realizadas foram aplicadas no final de cada encontro dois questionários. O questionário aplicado, a priori, buscava investigar a rotina das aulas de Física, como também a relação dos alunos com a disciplina e suas concepções acerca da aula ministrada, inicialmente; o segundo questionário, aplicado, a posteriori, depois do trabalho com a História em Quadrinhos, intencionou investigar as opiniões dos alunos acerca das ferramentas metodológicas utilizadas no desenvolvimento da investigação (História em Quadrinhos e História da Física). O estudo buscou respaldo teórico a partir de autores como Oliveira (2005), Martins (2006), Sousa (2013) Cavalcante, Santos e Meira (2017), Nascimento (2010) dentre outros. Portanto, apesar das conclusões serem apenas acerca de uma pequena investigação, evidencia-se que as ferramentas metodológicas, História da Física e Histórias em Quadrinhos, proporcionam um melhor aprendizado dos conceitos da disciplina, além de despertarem outros fatores como motivação e uma boa percepção dos alunos pelas estratégias utilizadas, uma vez que foi possível perceber mudanças de comportamentos no ato de aprender.
Descrição: CAVALCANTE, A. S. Ferramentas metodológicas como correntes de aprendizagem: uma história em quadrinhos à luz da história da Física. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19394
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Soares Cavalcante.pdf14.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.