Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1944
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Sandra Natali Teodósio da | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T12:06:36Z | - |
dc.date.available | 2013-09-20T12:06:36Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 792 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1944 | - |
dc.description | Silva, S. N. T. da. Teatro e educação: chapeuzinho lilás e a mala da vovó. 2012. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho intitulado Teatro e Educação: Chapeuzinho Lilás e a Mala da Vovó foi desenvolvido no cenário da Escola pública Municipal Félix Araújo, a partir da representação teatral, Chapeuzinho Lilás e a Mala da Vovó, envolvendo toda a comunidade escolar, com o objetivo de despertar e discutir com as crianças temáticas pertinentes ao contexto social atual da infância e que perpassa por todas as instituições, inclusive a escola, as questões de gênero, violência na internet e respeito ao/a outro/a, utilizando-se do teatro como um dos instrumentos das diversas possibilidade de recurso em sala de aula. Numa perspectiva de educação não sexista e pautada nos valores. A peça teatral refuta a história da ingênua e frágil Chapeuzinho Vermelho desmistificando os estereótipos criados pela sociedade em relação à mulher/avó/menina e aborda a violência no espaço virtual, cometida pelo lobo mau contemporâneo- o pedófilo, mostrando as imperfeições do mundo atual de forma lúdica e dinâmica. Tivemos como suporte teórico Bourdieu (2010), Peixoto (2006), Zilbermam (2003) Smith (2009) entre outros autores, elencos de grande contribuição para o trabalho. O projeto foi de grande aceitação apesar de muitos questionamentos sobre o lobo mau, atendeu ao que nós propomos; unir teatro e educação para uma aprendizagem significativa, participativa e prazerosa, promovendo nos meninos e meninas o gosto pela arte e a (re) elaboração de novos significados para relações sociais e construção de valores. Enfim, foi de grande valia, as crianças tiveram a oportunidade de questionar, discutir e formular novos conceitos de uma forma divertida e recíproca entre protagonista e plateia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Lígia Pereira dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Violência virtual | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.title | Teatro e educação: chapeuzinho lilás e a mala da vovó | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Sandra Natali Teodosio da Silva.pdf | Sandra Natali Teodosio da Silva | 3.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.