Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19546
Título: Identidade e memória em "Do outro lado tem segredos": uma experiência de leitura
Autor(es): Carneiro, Martha Pereira dos Santos
Palavras-chave: Leitura literária
Identidade
Memórias
Cultura Afro-brasileira
Data do documento: 28-Dez-2018
Resumo: Neste artigo, buscamos desenvolver uma reflexão sobre a experiência da leitura literária da obra “Do outro lado tem segredos”, de Ana Maria Machado, em uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental II, de uma escola particular da rede de Ensino, do município de Campina Grande – PB. O presente estudo tem como objetivo estudar o processo de leitura dos alunos sobre a identidade dos personagens afrodescendentes na obra, a partir de uma compreensão e do efetivo estudo da Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. Partindo desta perspectiva, estabelecemos como objetivos específicos, verificar a competência leitora dos alunos no processo de construção dos sentidos da narrativa lida, como também dos diferentes níveis de conhecimento prévio, as vivências e valores do leitor, além de buscar promover a valorização da leitura literária e da formação do leitor a partir da obra selecionada, ressaltando a representação da cultura negra e indígena para então traçar um paralelo com a realidade social e brasileira contemporânea. Metodologicamente, nosso trabalho constitui uma pesquisa-ação, desenvolvida nas disciplinas de Língua Portuguesa e História. Embasamos a discussão e a análise da proposta de abordagem da obra literária infanto-juvenil em sala de aula a partir das contribuições teóricas de Culler (1999), Machado (1992), Solé (1996), Aguiar (2001), Evangelista (2003), Zilberman (2003), Cosson (2006), dentre outros. Concluímos que a aplicabilidade da Lei 10.639/03 é um desafio para as escolas, mas, como instituição formadora, faz-se necessário o compromisso, haja vista que problematizando questões como: racismo e preconceito, proporcionamos aos educandos uma compreensão das diferenças étnicas na formação da identidade nacional e da construção da cidadania, além da valorização das memórias como descendente dos povos africanos e indígenas e de uma autoanálise da própria identidade.
Descrição: CARNEIRO, M. P. dos S. Identidade e memória em "Do outro lado tem segredos": uma experiência de leitura. 2018. 30p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19546
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MARTHA PEREIRA DOS SANTOS CARNEIRO.pdf1.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.