Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19593
Título: Dificuldades, desafios e motivação dos graduandos em Licenciatura em Química de uma instituição pública de ensino superior do Estado da Paraíba
Autor(es): Scheibler, Janaína Rafaella
Palavras-chave: Licenciatura em Química
Formação inicial de professores
Construção de identidade
Data do documento: 28-Mar-2018
Resumo: A entrada de um estudante na universidade pode representar um período de mudanças, visto que o aluno irá obter responsabilidades, chegando a sair de casa para morar em outras cidades, ao mesmo tempo em que necessita administrar seu tempo, o dinheiro, a casa, as notas e as frequências nas aulas. Nesse contexto, alguns conseguem se adaptar rapidamente, outros sentem dificuldades pelo fato de adiar ou ter que optar por atividades diferentes das costumeiras, ficando desanimados e inseguros de suas próprias capacidades. Nesse contexto, torna-se importante que a universidade conheça melhor a realidade destes estudantes e os desafios enfrentados por eles, buscando construir caminhos para garantir a igualdade de acesso e de permanência no ensino superior dos estudantes. Pensando nestas questões, este trabalho tem por objetivo, identificar as dificuldades, encontradas pelos estudantes de Licenciatura em Química ao longo do curso e suas motivações para concluir a graduação. Participaram da pesquisa, 39 alunos dos cursos de Licenciatura em Química do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba, que estavam cursando o primeiro ou último período. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso de natureza quali-quantitativa. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário. A pesquisa aponta para várias dificuldades que os estudantes se deparam, tais como: as disciplinas que envolvem principalmente a matemática, dependência de transporte público, dificuldade financeira, entre outras. Cerca de 56% dos alunos não reside em Campina Grande. e 54% dos alunos, reprovaram em pelo menos uma disciplina de cálculo durante o curso. São várias as motivações para que esses alunos terminem o curso, onde as mais citadas foram as aspirações profissionais e o desejo de de mudar a vida de seus futuros alunos e a educação do país.
Descrição: SCHEIBLER, J. R. Dificuldades, desafios e motivação dos graduandos em Licenciatura em Química de uma instituição pública de ensino superior do Estado da Paraíba. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19593
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janaína Rafaella Scheibler.pdfPDF - Janaína Rafaella Scheibler17.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.