Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19673
Título: A Formação de Leitores nas Séries Iniciais: Desafios e Possibilidades.
Autor(es): Morais, Eunice da Silva de
Palavras-chave: Leitura
Escrita
Crianças
Séries iniciais
Data do documento: 19-Jan-2016
Resumo: Ler não é apenas olhar para um texto e reconhecer todas as palavras que o formam procedendo com a leitura do texto por completo, ler é muito mais que isso, é interpretar o que está escrito, dar sentido ao que se lê. Por isso, o presente trabalho busca destacar a importância da leitura e da escrita para as crianças nas séries iniciais, evidenciando fatores importantes e decisivos para a formação de leitores capazes de interagir com o cotidiano no qual está inserido como, por exemplo, o incentivo ao hábito da leitura desde os primeiros anos escolares, a participação da família e o papel da escola nesse processo. Esses fa tores podem originar nesses indivíduos diferentes reflexões, transformações e interpretações, tornando a leitura um ato de construção de conhecimento, um processo de descobrimento, criação e recriação de novos conhecimentos. Para que o objetivo desse trabalho fosse alcançado, buscou-se embasamento teórico de diversos autores, em livros, revistas, artigos e sites, também consideramos as experiências com a aplicação de projetos pedagógicos relatados em relatórios de estágio confeccionados durante o estágio supervisionado dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba. O estágio realizado na turma de 3º ano do ensino fundamental ocorreu de forma progressiva, possibilitando aos alunos avanços em seus conhecimentos principalmente no hábito da leitura e desenvolvimento da escrita, como também na identificação do gênero textual fábula (trabalhado durante o estágio) e de outros que possam ser apresentados.
Descrição: MORAIS, E. S. A formação de leitores nas séries iniciais: desafios e possibilidades. 2015. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia do PARFOR EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19673
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eunice da Silva de Morais.pdfPDF - Eunice da Silva de Morais81.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.